Hans Cristian Andersen – Vida e Obra – Livros Infantis

Hans Cristian Andersen Vida e Obra do escritor dinamarquês; autor consagrado de livros infantojuvenis.

Dicas de livros infantis de Hans Christian Andersen para downloads grátis na Editora Virtual Books.

Hans Christian Andersen – Vida e Obra

Livros Infantis Hans Christian Andersen Baixar Grátis
Hans Christian Andersen

Pequena Biografia do Autor

Hans Christian Andersen nasceu em Odense, na Dinamarca, pais europeu que fica no norte da Europa.

É autor de contos infantis, dos mais conhecidos no mundo. Tanto que é considerado por muitos como o pai da Literatura Infanto-Juvenil.

Andersen nasceu no dia 2 de abrir de 1805 em Odense e faleceu no dia 4 de agosto de 1875, em Copenhague, Dinamarca.

Filho de um sapateiro e de uma lavadeira. A mãe muito mais velha que o pai. Viviam numa pobreza extrema. De modo que toda a família morava num único quarto.

O pai de Andersen o adorava muito. Contava-lhe histórias e incentivava o filho a usar a imaginação e criatividade. Fabricou-lhe, então, um teatrinho de marionetes. Com isso o menino se divertia e aprendia a interpretar as histórias que ouvia.

O menino Hans passou a encenar em seu teatrinho de brinquedo peças clássicas que memorizou de William Shakespeare. Fazia de personagens seus bonequinhos de brinquedo.

A Vida de Hans em Copenhague

Andersen mudou-se aos quatorze anos para Copenhague, a fim de procurar emprego como ator. Perdeu o pai meses antes e agora precisava trabalhar para viver. Sua excelente voz de soprano o levou ao Teatro Real da Dinamarca, onde foi aceito. Mas logo depois sua voz ganhou outra tonalidade. Daí, seu colega de teatro lhe disse que o considerava um poeta. Levando a sério a sugestão do colega, começou sua trajetória na literatura. De onde saíram os contos infantis, contos de fadas, hoje conhecidos no mundo inteiro.

Sua contribuição para o crescimento da Literatura Infanto-Juvenil ganhou tanto prestigio que o dia 2 de abril, dia do seu nascimento, é considerado o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o prêmio mais internacional mais importante que existe, que premia autores de livros infanto-juvenis tem o seu nome: Prêmio Hans Christian Andersen.

O International Board On Books For Young People (IBBY) premia com a medalha Hans Cristian Andersen os nomes mais consagrados da literatura infanto-juvenil. Lygia Bojunga se tornou a primeira representante brasileira a ganhar esse prêmio, no ano de 1982. Mais tarde falaremos de Lygia Bojunga aqui, no blog José Guimarães.

Dinamarca é um país da Escandinávia. Está situado no norte da Europa. Sendo o mais meridional dos países escandinavos. Os demais países da Escandinávia são: Suécia e Noruega. Sua capital é Copenhague.

Odense é uma cidade portuária da Dinamarca. É capital do condado de Fyn, na ilha de Fyn. Centro comercial de destaque. Local de embarque e desembarque de mercadorias. Além de centro industrial. Seus monumentos de interesse são a catedral de São Canuto e a igreja de Nossa Senhora.

Segundo estimativas do ano 1994, Odense tinha uma população de 181.824 habitantes.

Livros infantojuvenis de Hans Christian Andersen

Seus contos mais famosos são: O Patinho feio, A Sereiazinha, A Roupa Nova do Imperador, A Rainha das neves, Os Sapatinhos vermelhos, O Alfaiate valentão, O Jardim do Paraíso, O Soldadinho de Chumbo.

Outros contos escritos por Hans Christensen Anderson: A Caixinha de Surpresas, O Abeto, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, A Princesa e a Ervilha, A Pequena Vendedora de Fósforos, A Polegarzinha, O Sino, O Limpador de Chaminé, O Menino Mau, Lukoie, A velha Mansão, A Sombra, A Princesinha, A Margarida, As Cegonhas, As Flores de Ida, O Anjo, O Caracol e a Roseira.

Além dos contos infantis, Andersen publicou:

O Improvisador (1835);

Nada como um menestrel (1837);

Livro de imagens sem imagens (1840);

O romance da minha vida (1847);

Contos de fadas (Eventyr or Historier, Histórias e Aventuras, publicados de1835 a1872).

Em Histórias e Aventuras o autor cria contos em que se destacam o humor nórdico. A ele, anexa uma bonomia sorridente. Para isso, usa como base: contos populares e ironia voltada aos costumes contemporâneos.

Onde Encontrar Livros InfantoJuvenis Grátis

A Editora Virtual Books só publica livros de domínio público. Ou de autores que autorizam a publicação de seus livros grátis. No momento, dispõe de um acervo repleto de contos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Os contos abaixo são alguns dos que eu já li, gostei muito e recomendo para leitura de seus filhos. Você pode baixá-los clicando nos links abaixo:

O Patinho Feio

A Margarida

A Pequena Vendedora de Fósforos (Clique na figura de disquete para salvá-lo em seu computador.)

O Menino Mau

A Roupa Nova do Imperador   

O Jardim do Paraíso

A Princesinha

A Sereiazinha

A Sombra

A Velha Mansão

As Cegonhas

As Flores de Ida

Como se Fosse um Sonho

Lukoie

O Anjo

O Caracol e a Roseira

O Limpador de Chaminé

O Rouxinol

O Sino

Para Não Sujar os Sapatos

Quantas histórias Hans Christian Andersen escreveu

O escritor Hans Andersen escreveu 156 histórias. Suas histórias foram reunidas e publicadas em seis volumes de contos. Esses livros com histórias infantis foram traduzidos para o mundo inteiro.

No início de sua carreira o escritor Andersen escrevia histórias baseadas na tradição popular, isto é, histórias que ele ouvia os mais velhos contarem. Mas depois ele começou a escrever histórias baseadas em contos de fadas, muitas das quais conhecemos hoje em dia.

Publicamos neste artigo apenas as histórias oferecidas para download grátis no site da conceituada Editora Virtual Books. São poucas as histórias, portanto, disponíveis para download.

Outras histórias interessantes:

Polegarzinha

A Rainha da Neve

A Princesa e a Ervilha

O Soldadinho de Chumbo

O Rouxinol e o Imperador da China

Os Sapatinhos Vermelhos

Livros Infantis de José Guimarães

Receba posts do blog Livros Infantis de José Guimarães por E-em seu endereço de e-mail.

Curta nossa Página de Fãs no Facebook

Siga José Guimarães no Twitter

José Guimarães e Silva

Anúncios

6 comentários sobre “Hans Cristian Andersen – Vida e Obra – Livros Infantis

  1. Agradeço a publicação desta página, cujo conteúdo se revela de grande utilidade para minhas atividades profissionais, como Professor do Ensino Fundamental. Resido atualmente numa pequena cidade do interior do Estado de São Paulo, onde os recursos culturais são bastante escassos. Dessa forma, esta página sobre Andersen é de enorme importância para todos os que, como nós, se interessam por literatura de qualidade. Grato, Professor Euclides Silva –

    Curtir

Escreva um comentário sobre este artigo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s