A Palavra Se – Poesia de José Guimarães

A Palavra “Se” – Poesia de José Guimarães. A Palavra Se pode ser usada como sinônimo de indecisão, dúvida, incerteza. Ou seja, pode significar algo que nunca acontecerá.

Este artigo foi publicado inicialmente no dia 7 de outubro de 2010.

A Palavra Se

Esta sequência de palavras foi escrita em função da palavra que sempre aparece nas indecisões: Se.

Se não houvesse no dicionário essa palavra
Talvez não houvesse no mundo tanta desculpa
Para justificar o erro cometido
Ou reclamar do tempo perdido.

Se não houvesse na língua dos homens essa palavra
Talvez houvesse no mundo mais tempo para pensar
E fazer o que se pretende com mais certeza
Libertando-se do medo doentio de errar.

Essa pequena palavra pode definir uma incerteza vaga
Assim como uma certeza imediata
De que nada do que se pretende irá realizar
Ou ainda que paira no ar uma dúvida de que irá falhar.

Se não houvesse na língua dos homens essa palavra
Certamente não haveria tantos relacionamentos terminados
Tantas discussões por nada acaloradas e infundadas
E justificativas mil que deixam os homens transtornados.

Elis Regina – Se Eu Quiser Falar Com Deus

Se eu quiser falar com Deus – Elis Regina


Se Eu Quiser Falar com Deus – Elis Regina – Capela – Youtube

Música: Se eu quiser falar com Deus
Cantora: Elis Regina

Cesar e Pedro Mariano – Se eu quiser falar com Deus

Cesar e Pedro Mariano – Se eu quiser falar com Deus


Cesar e Pedro Mariano-DVD Piano e Voz-Se eu quiser falar com Deus-Youtube

Música: Se eu quiser falar com Deus
Cantor: Pedro Mariano

Pedro Mariano, claro que sei que você sabe, mas não me custa absolutamente nada escrever aqui, é filho da cantora Elis Regina. O mais interessante no vídeo dele, tenha paciência e aguarde, é seu sincero depoimento. Ah, Elis! Deixou sementes que deram frutos. Opa, por falar em frutos:

Maria Rita – Se eu quiser falar com Deus

Maria Rita – Se eu quiser falar com Deus


Maria Rita – Se Eu Quiser Falar com Deus – Youtube

Música: Se eu quiser falar com Deus
Cantora: Maria Rita

Precisa dizer mais? Sabe de quem ela é filha? Eita!

Letra da música:

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus…

Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração…

E se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Eu tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar!

Se eu quiser falar com Deus!

Receba posts do blog Livros Infantis de José Guimarães por E-em seu endereço de e-mail.

Curta nossa Página de Fãs no Facebook

Siga José Guimarães no Twitter

José Guimarães e Silva

Escreva um comentário sobre este artigo

