Poesia infantil – Eu Sou o Número Dois

Poesia infantil de José Guimarães e Silva “Eu sou o número Dois“. Sou o número dois porque nasci assim, disse Dois.

Este artigo foi publicado inicialmente no dia 5 de março de 2015.

Poesia infantil

A poesia infantil “Eu sou o número Dois” foi escrita para constar do livro infantil “Números”.

Números são os personagens do livro cujo nome inicial era “A Dúvida de Dois”.

Esse título gerou uma controvérsia: Logo que minha filha Luíza, que tinha apenas nove anos, o leu, me disse que o correto seria escrever “A Dúvida dos Dois”. Então, eu expliquei a ela que Dois é um personagem do livro, e a dúvida é dele, o número dois.

Dois é um menino muito engraçadinho, rechonchudinho, que gosta de fazer perguntas.

Ele é curioso demais, por isso pergunta sempre, querendo saber como são as coisas, de que (material) foram feitas as coisas e por aí vai.

Porém, Dois não é um menino chato. Muito pelo contrário, ele é divertido e alegre.

Seria assim dizer algo como: Ele sempre espalha alegria por onde passa.

É claro que o menino Três nem sempre pensa assim. Porque fica, pelo menos de vez em quando, irritado com as perguntas contínuas de Dois.

Vamos então a nossa poesia infantil:

Eu sou o número Dois

Eu sou um número primo

Eu tenho dois divisores

Um deles é o número um

O outro sou eu mesmo

É, sim! Eu sou um número primo

Mas sou também um número par

Eu consigo dividir os números pares

Mas não consigo dividir os números primos

A não ser quando divido eu mesmo

Eu sou o número Dois

Posso ser diferente dos outros números

Por ter qualidade diferente da deles

Mas gosto de ser o número dois.

Atenção: O livro infantil A Dúvida de Dois ainda não foi publicado. Mas você encontra outros livros que escrevi no site Amazon:

O Porquinho no Espelho na Livraria Saraiva

O Porquinho no Espelho no Hotmart

Livros Infantis de José Guimarães

Siga José Guimarães no Twitter

Curta a página de fãs de José Guimarães no Facebook

Receba posts de José Guimarães em seu e-mail

José Guimarães e Silva

Escreva um comentário sobre este artigo

